SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número3O sujeito anímico e o sujeito espiritual em Ideias IIRecepção, circulação e disciplinarização da gestalt-terapia no Mato Grosso do Sul índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

OLIVEIRA, Guilherme Mareca de; BARROS, Juliana Nunes de; FERREIRA, Marcelo Rufino  e  SILVA, Mardem Leandro. A angústia existencial como disposição afetiva fundamental para a prática psicoterápica. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2021, vol.27, n.3, pp. 348-360. ISSN 1809-6867.  http://dx.doi.org/10.18065/2021v27n3.9.

A angústia é um conceito fundamental na clínica fenomenológica-existencial. Essa disposição afetiva tem na obra de Martin Heidegger um privilégio em relação às outras disposições, uma vez que ela, em seu caráter ontológico, é o motor da existência humana. O presente artigo se propôs a compreender a angústia como reveladora da verdade do Ser-aí no processo psicoterapêutico, com base nas contribuições do filósofo Heidegger e seus comentadores, sobretudo expoentes da psicologia fenomenológica-existencial. Perguntas como "Qual a verdade do Ser-aí?" e "O que a angústia revela dessa verdade?", nortearam a construção desta obra. O estudo se caracteriza enquanto pesquisa qualitativa, cuja metodologia é a pesquisa bibliográfica. Os resultados apontaram que a angústia revela a verdade do Ser-aí. O que chamamos de verdade é a essência deste ente: ter de ser. Ela aponta para seu caráter ontológico de abertura, para suas possibilidades, seu poder-ser mais próprio, liberdade e ao desvelamento do sentido do Ser. Por fim, a angústia ontológica, não restrita ao processo psicoterápico, movimenta o Ser-aí e revela possibilidades que por meio do cuidado torna possível a sua singularização. Dessa maneira, é essencial que o psicoterapeuta compreenda a angústia, facilitando ao paciente a apropriação e a responsabilização daquilo que ela revela.

Palavras-chave : Angústia; Heidegger; Verdade; Ser-aí; Psicoterapia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License