SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número1Los significados de la justicia: aspectos existenciales que constituyen una magistratura dissidente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista da Abordagem Gestáltica

versión impresa ISSN 1809-6867

Resumen

PAULA, Liliam Pacheco Pinto de  y  STENGEL, Márcia. A vivência de ser pais e mães de adolescente na atualidade. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2022, vol.28, n.1, pp. 01-13. ISSN 1809-6867.  http://dx.doi.org/10.18065/2022v28n1.1.

Este estudo teve como objetivo geral compreender os sentidos de ser pai/mãe de adolescente na atualidade a partir da ótica da Gestalt-terapia. Tratou-se de um estudo qualitativo de cunho fenomenológico, que utilizou entrevista individual aberta com pergunta disparadora. Colaboraram três mães e três pais. As unidades de sentido reveladas foram: realização, insegurança e desafio; aceitação do modo de ser do filho; responsabilidade pela condução e segurança do filho no mundo; ser amigo e manter autoridade. Constatou-se que os pais estabelecem uma relação com os filhos mais horizontal que vertical. O contato fluido permite aos filhos um maior enraizamento na família e maior tenacidade na abertura para o mundo e para os outros. A maior abertura dos pais e a qualidade da relação afetiva que buscam estabelecer com os filhos parece contribuir para o desenvolvimento de contatos mais autênticos, com possibilidade de trocas afetivas mais intensas e duradouras, com construção de fronteiras flexíveis que permitam assimilação do que é nutritivo e rejeição daquilo que é tóxico e, assim, um encontro mais saudável entre pais e filhos adolescentes.

Palabras clave : Adolescência; Parentalidade; Fenomenologia; Gestalt-Terapia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License