SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número1La experiencia de ser padres y madres de adolescentes em la actualidadReducción de daños y vínculos con usuarios de drogas: la escucha de la mirada de un payaso índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista da Abordagem Gestáltica

versión impresa ISSN 1809-6867

Resumen

GUERRA, André  y  GUARESCHI, Pedrinho Arcides. Os sentidos da justiça: aspectos existenciais constitutivos de uma magistratura dissidente. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2022, vol.28, n.1, pp. 14-27. ISSN 1809-6867.  http://dx.doi.org/10.18065/2022v28n1.2.

O artigo problematiza o fenômeno jurídico a partir da interface das contribuições advindas da psicologia social e da psicologia fenomenológico-existencial, apresentando parte dos resultados de uma pesquisa realizada junto a quinze magistrados/as (juízes/as e desembargadores/as) "dissidentes", em que se buscou compreender as condições existenciais e psicossociais que, por um lado, possibilitam a presença de tais agentes minoritários na magistratura e, por outro lado, ajudam a compreender por que tais posições permanecem sendo minoritárias. Através da análise argumentativa e do referencial da hermenêutica de profundidade foram encontrados vários eixos de sentidos, dentre os quais aqui são expostos os achados referentes ao papel que a própria dimensão do sentido, bem como a vivência de trajetórias de vida adversas desempenham na materialização e configuração das práticas jurídicas - uma prática essencialmente hermenêutica. Compreender as condições de possibilidade existenciais da hermenêutica jurídica contemporânea torna-se um tema fundamental, especialmente para a sociedade brasileira, já que suas especificidades sociohistóricas demarcam a coexistência de ontologias, epistemologias e cosmovisões radicalmente distintas que participam de conflitos ético-políticos em torno dos sentidos da justiça no interior do Poder Judiciário e da magistratura.

Palabras clave : Magistratura; Poder Judiciário; Sentidos de Justiça; Afeto; Ética; Dissidência.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License