SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue1Polarities control and trust in contemporary society from Gestalt-therapyIn between salvation and psychopathology - the conflict of interpretations in a patient's experience in a psychiatric emergency room author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Abordagem Gestáltica

Print version ISSN 1809-6867

Abstract

STENZEL, Lucia Marques. A abordagem humanista no debate da psicoterapia baseada em evidências. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2022, vol.28, n.1, pp. 70-82. ISSN 1809-6867.  http://dx.doi.org/10.18065/2022v28n1.7.

Este estudo tem como objetivo abordar a convergência entre a abordagem humanista e as discussões contemporâneas acerca da Prática da Psicologia Baseada em Evidências (PPBE). Esta é uma temática permeada por dilemas éticos e epistemológicos que dificultam o engajamento de pesquisadores e clínicos nesse debate. Neste artigo são apresentadas recentes pesquisas que abarcam as diferentes correntes humanistas no desvelamento da pergunta sobre o que funciona em psicoterapia. São trabalhados os seguintes temas: os pressupostos da abordagem humanista mais diretamente envolvidos no debate; a influência histórica de teóricos como Carl Rogers nessa discussão; os embates em torno da articulação entre a teoria humanista e o tema da eficácia em psicoterapia; e a participação de teóricos humanistas na elaboração das recomendações práticas propostas pela Associação Americana de Psicologia (APA). Por fim, o estudo explora a necessidade de maior engajamento de pesquisadores brasileiros nessa discussão.

Keywords : Eficácia de Tratamento; Abordagens Humanistas; Psicoterapia Centrada na Pessoa; Fatores Comuns; Fatores Relacionais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License