SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número1As polaridades controle e confiança na sociedade contemporânea a partir da gestalt-terapiaEntre a salvação e a psicopatologia - o conflito de interpretações na experiência de uma paciente em pronto atendimento psiquiátrico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

STENZEL, Lucia Marques. A abordagem humanista no debate da psicoterapia baseada em evidências. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2022, vol.28, n.1, pp. 70-82. ISSN 1809-6867.  http://dx.doi.org/10.18065/2022v28n1.7.

Este estudo tem como objetivo abordar a convergência entre a abordagem humanista e as discussões contemporâneas acerca da Prática da Psicologia Baseada em Evidências (PPBE). Esta é uma temática permeada por dilemas éticos e epistemológicos que dificultam o engajamento de pesquisadores e clínicos nesse debate. Neste artigo são apresentadas recentes pesquisas que abarcam as diferentes correntes humanistas no desvelamento da pergunta sobre o que funciona em psicoterapia. São trabalhados os seguintes temas: os pressupostos da abordagem humanista mais diretamente envolvidos no debate; a influência histórica de teóricos como Carl Rogers nessa discussão; os embates em torno da articulação entre a teoria humanista e o tema da eficácia em psicoterapia; e a participação de teóricos humanistas na elaboração das recomendações práticas propostas pela Associação Americana de Psicologia (APA). Por fim, o estudo explora a necessidade de maior engajamento de pesquisadores brasileiros nessa discussão.

Palavras-chave : Eficácia de Tratamento; Abordagens Humanistas; Psicoterapia Centrada na Pessoa; Fatores Comuns; Fatores Relacionais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License