SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número1Suicídio e trabalho na era da técnica: um olhar sob a perspectiva fenomenológico-hermenêuticaRelevância nas fenomenologias de Gurwitsch e Schütz: contornos de um problema índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

GOMES, Jefferson Maciel Moraes  e  SILVA JUNIOR, Almir Ferreira. Gadamer e a verdade da arte: a literatura como expressão e compreensão da (inter)subjetividade. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2022, vol.28, n.1, pp. 104-114. ISSN 1809-6867.  http://dx.doi.org/10.18065/2022v28n1.10.

Este artigo propõe-se a destacar o importante papel da arte, sobretudo da literatura, como recurso de expressão e compreensão da subjetividade. A metodologia é fundamentada pela hermenêutica filosófica de Hans-Georg Gadamer, uma vez que este advoga pela arte como experiência ontológica de verdade, na medida em que pressupõe uma crítica dirigida à noção de subjetividade moderna com vistas a ressignificá-la pelo horizonte de uma relação eu-tu. Nesse sentido, com a intenção de experimentar a verdade da arte como experiência ontológico-dialógica, o artigo realiza um exercício de "aplicação" hermenêutico-filosófica (compreender é aplicar) por meio de uma interpretação da obra Água viva de Clarice Lispector, uma vez que seu enredo enfatiza a palavra poética como acontecimento de verdade intersubjetiva, atualizada no tempo e repleta de sentido.

Palavras-chave : Hermenêutica filosófica; Literatura; Subjetividade; Intersubjetividade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License