SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número1Gadamer e a verdade da arte: a literatura como expressão e compreensão da (inter)subjetividadeAutoconhecimento e mudança pessoal na Analítica do Dasein índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

SANTOS, Hernani Pereira dos  e  VERISSIMO, Danilo Saretta. Relevância nas fenomenologias de Gurwitsch e Schütz: contornos de um problema. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2022, vol.28, n.1, pp. 115-127. ISSN 1809-6867.  http://dx.doi.org/10.18065/2022v28n1.11.

O objetivo, neste trabalho, é analisar as principais diferenças e pontos de complementaridade entre as perspectivas de Aron Gurwitsch e de Alfred Schütz a respeito do problema da relevância e de suas implicações para o quadro geral de uma teoria fenomenológica da atenção. O conceito de relevância diz respeito, ao mesmo tempo, à questão sobre como, na experiência, um determinado objeto de percepção aparece destacando-se de um fundo indiferenciado e como isto está conectado às experiências pessoais de um sujeito e à sua maneira particular de se engajar no mundo. Autores como Aron Gurwitsch e Alfred Schütz propuseram uma leitura fenomenológica deste problema. No conjunto da obra destes autores, o fenômeno da relevância, além de implicar uma análise fenomenológica do fenômeno da atenção, conduz, também, a uma análise fenomenológica do mundo da vida e, em especial, das esferas ou ordens de existência que o compõem. Conclui-se que a fenomenologia de Schütz permite uma ampliação da consideração fenomenológico-transcendental de Gurwitsch sobre o campo de consciência e coloca, assim, a teoria do campo de consciência sob a perspectiva de uma psicologia social de cunho fenomenológico. Esta psicologia pode indicar caminhos para uma análise dos fenômenos atencionais na sociedade contemporânea.

Palavras-chave : Atenção; Cognição; Fenomenologia; Percepção; Psicologia Social.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License