SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número1Relevância nas fenomenologias de Gurwitsch e Schütz: contornos de um problema índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

ROEHE, Marcelo Vial. Autoconhecimento e mudança pessoal na Analítica do Dasein. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2022, vol.28, n.1, pp. 128-136. ISSN 1809-6867.  http://dx.doi.org/10.18065/2022v28n1.12.

Partindo-se da estratégia de apresentação do modo de ser do Dasein em Ser e Tempo e dando atenção específica às noções de Propriedade e Modificação Existencial, propõe-se que a obra de Martin Heidegger, mais do que orientar teoricamente a psicologia e a psicoterapia fenomenológico-existencial, pode servir-lhes como exemplo de como acontecem autoconhecimento e mudança pessoal, além de permitir pensar a possibilidade do sofrimento. Modificação Existencial é a transição da impropriedade para a apropriação de si, cujo ponto inicial é o aparecimento da angústia, que rompe os afazeres e encontros cotidianos. Diante de 'nada', o Dasein deve escolher a si mesmo ou retornar aos encobrimentos cotidianos de si. Quem escolhe e se apropria de si realiza autoconhecimento que é, também, mudança pessoal.

Palavras-chave : Analítica do Dasein; Propriedade; Modificação Existencial; Mudança Pessoal.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License