SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Perfiles de madres reclusas conviviendo con sus hijosLa Mediación familiar: posibilitando el diálogo acera de la custodia compartida índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versión On-line ISSN 1809-8908

Resumen

OLIVEIRA, Thaís Thomé Seni S. e  y  CALDANA, Regina Helena Lima. Práticas psicossociais em psicologia: um convite para o trabalho em rede. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2014, vol.9, n.2, pp. 184-192. ISSN 1809-8908.

O trabalho interdisciplinar, intersetorial e territorial são premissas do modelo de atenção psicossocial em saúde mental. Este trabalho tem como objetivo apresentar reflexões de psicólogos dos Centros de Atenção Psicossocial de uma cidade paranaense sobre alguns aspectos de suas práticas psicossociais. Foram realizadas entrevistas individuais semiestruturadas e encontros grupais, utilizando-se a técnica de Grupo Operativo de Pichón-Rivière. As entrevistas e os grupos foram gravados, transcritos na íntegra e analisados qualitativamente. Os resultados apontam aspectos da organização do processo de trabalho perpassados pelas políticas nacionais e locais que dificultam o trabalho em rede, como o excesso de demanda para as equipes de saúde mental. Conclui-se que, para a efetivação de práticas psicossociais, é imprescindível a criação de estratégias de educação permanente para os profissionais que contemplem de forma inventiva o tripé teoria-prática-autocuidado e possibilitem o trabalho em rede em seus diversos níveis.

Palabras clave : Saúde mental; Atenção psicossocial; Práticas psicossociais; Intervenção psicológica.

        · resumen en Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License