SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue2Preference for movie styles and their differences in the five factors of personalityRacial relations in Brazil and the construction of the identity of the black person author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

On-line version ISSN 1809-8908

Abstract

NORIEGA, José Ángel Vera; GARCIA, David Alán Figueroa; QUINTANA, Jesús Tánori  and  CARVAJAL, Claudia Karina Rodríguez. Avaliação do bem-estar subjetivo de estudantes de uma universidade privada mexicana. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2014, vol.9, n.2, pp. 244-255. ISSN 1809-8908.

Realizou-se uma pesquisa sobre o bem-estar subjetivo de estudantes de uma universidade privada de Hermosillo, Sonora, México. Foi estudada a relação entre os construtos "satisfação com a vida" e "afetos positivos", numa amostra de 371 alunos, por meio da Escala Internacional para Alunos Universitários. Os resultados mostram que, no grupo dos mais satisfeitos, a dimensão "satisfação com a vida" correlaciona-se significativamente com a percepção da felicidade, enquanto a dimensão "afetos positivos" correlaciona-se com socialização das emoções. Entre idade e níveis de satisfação com a vida, há uma relação significativa e inversa: quanto menor a idade, maior a satisfação. Além disso, os estudantes das áreas de engenharia e administração apresentam resultados mais elevados, dado diferente do encontrado entre jovens de universidades públicas, entre os quais as ciências sociais e as humanidades são as áreas de mais satisfação com a vida.

Keywords : bem-estar subjetivo; estudantes universitários; escola privada.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )

 

Creative Commons License