SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Preferência por estilos de filmes e suas diferenças nos cinco fatores de personalidadeRelações raciais no Brasil e a construção da identidade da pessoa negra índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

NORIEGA, José Ángel Vera; GARCIA, David Alán Figueroa; QUINTANA, Jesús Tánori  e  CARVAJAL, Claudia Karina Rodríguez. Avaliação do bem-estar subjetivo de estudantes de uma universidade privada mexicana. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2014, vol.9, n.2, pp. 244-255. ISSN 1809-8908.

Realizou-se uma pesquisa sobre o bem-estar subjetivo de estudantes de uma universidade privada de Hermosillo, Sonora, México. Foi estudada a relação entre os construtos "satisfação com a vida" e "afetos positivos", numa amostra de 371 alunos, por meio da Escala Internacional para Alunos Universitários. Os resultados mostram que, no grupo dos mais satisfeitos, a dimensão "satisfação com a vida" correlaciona-se significativamente com a percepção da felicidade, enquanto a dimensão "afetos positivos" correlaciona-se com socialização das emoções. Entre idade e níveis de satisfação com a vida, há uma relação significativa e inversa: quanto menor a idade, maior a satisfação. Além disso, os estudantes das áreas de engenharia e administração apresentam resultados mais elevados, dado diferente do encontrado entre jovens de universidades públicas, entre os quais as ciências sociais e as humanidades são as áreas de mais satisfação com a vida.

Palavras-chave : bem-estar subjetivo; estudantes universitários; escola privada.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License