SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Evaluación del bienestar subjetivo en estudiantes de universidad privada mexicanaA transdisciplinaridade como perspectiva metodológica para uma clínica das subjetividades índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versión On-line ISSN 1809-8908

Resumen

PINTO, Márcia Cristina Costa  y  FERREIRA, Ricardo Franklin. Relações raciais no Brasil e a construção da identidade da pessoa negra. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2014, vol.9, n.2, pp. 257-266. ISSN 1809-8908.

Este artigo tem o objetivo de refletir sobre o processo de construção da identidade da pessoa negra em meio às relações raciais brasileiras. Para isso, fazemos um percurso histórico desde a época do Brasil Colônia, em que o sistema escravista era vigente, até o Brasil republicano e a abolição da escravatura, abordando conceitos como a ideologia do branqueamento, ocorrida no final do século XIX e o mito da democracia racial, ideia que foi se desenvolvendo a partir de meados do século XX. A percepção do modo como esses elementos se entrelaçam ajuda-nos a perceber que o caminho de conscientização e formação de uma identidade negra articulada a valores considerados positivos é um processo a ser construído.

Palabras clave : Negro; Relações raciais; Identidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License