SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Las relaciones raciales en Brasil y la construcción de la identidad de la persona negroO lugar da informalidade e do imprevisto na pesquisa científica: notas epistemológicas, metodológicas e éticas para o debate índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versión On-line ISSN 1809-8908

Resumen

BRAZAO, Jose Carlos Chaves. A transdisciplinaridade como perspectiva metodológica para uma clínica das subjetividades. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2014, vol.9, n.2, pp. 268-278. ISSN 1809-8908.

O objetivo deste artigo é apresentar a transdisciplinaridade como uma perspectiva metodológica para se trabalhar na clínica com as subjetividades. Partiremos do princípio de que a subjetividade é mutável, sofrendo transformações coextensas às mutações sociais e políticas, de acordo com fatores próprios em cada sociedade. Para acompanhar suas vicissitudes, faz-se necessário um método que contemple as exigências da própria demanda, ou seja, que mantenha abertura técnica e teórica a ponto de permitir a espontaneidade subjetiva e a consequente captura do fenômeno. A liberdade na utilização de conceitos, transformando-os em operadores analíticos, é um fator chave nesse método e, para tal operação, entra em jogo a habilidade do terapeuta. Articularemos o método transdisciplinar com as perspectivas de ciência de Latour e Serres que entendem que o conhecimento científico é efeito da convergência de fatores múltiplos, formando uma rede de geometria variável que encontra ressonâncias na filosofia de Deleuze.

Palabras clave : Transdisciplinar; Metodologia; Clínica; Subjetividade; Epistemologia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License