SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2A transdisciplinaridade como perspectiva metodológica para uma clínica das subjetividades índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versión On-line ISSN 1809-8908

Resumen

BARCINSKI, Mariana. O lugar da informalidade e do imprevisto na pesquisa científica: notas epistemológicas, metodológicas e éticas para o debate. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2014, vol.9, n.2, pp. 279-286. ISSN 1809-8908.

A partir de um relato de experiência sobre o trabalho de campo em uma unidade prisional feminina, o presente artigo tem como objetivo discutir o lugar ocupado pela informalidade no processo de pesquisa. O argumento central é que as orientações do método científico - especialmente sobre a neutralidade e a objetividade necessárias à condução de protocolos rígidos de coleta e análise de dados - têm recorrentemente se configurado em obstáculos à consecução da pesquisa social qualitativa. Para além da rigidez das diretrizes metodológicas apontadas como adequadas ao referido método, a informalidade das relações estabelecidas no campo nos convida igualmente ao debate acerca das questões éticas que envolvem a pesquisa com seres humanos. O presente relato ilustrará a forma como a abertura à informalidade e ao imprevisto próprios do campo se configura em ferramenta essencial para a realização de pesquisas sensíveis às realidades concretas dos indivíduos investigados.

Palabras clave : método científico; trabalho de campo; papel da informalidade; questões éticas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License