SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Sobre o pesquisar uma pesquisa: notas metodológicas acerca das experimentações de uma abordagem metodológica participativaProgramas de iniciação científica para o ensino médio no Brasil: educação científica e inclusão social índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

DIMENSTEIN, Magda; MACEDO, João Paulo; LEITE, Jáder Ferreira  e  GOMES, Maria Aparecida de França. Psicologia, políticas públicas e práticas sociais: experiências em pesquisas participativas. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2015, vol.10, n.1, pp. 24-36. ISSN 1809-8908.

As pesquisas participavas surgiram como alternativa aos modelos tradicionais de investigação. Pressupõem a participação de diversos atores, o redirecionamento do foco sobre o outro para pesquisar com o outro, objetivando criar novos campos de sentido e possibilidades de intervenção na realidade, além do compromisso de analisar as implicações do pesquisador e demais atores envolvidos no processo. Trata-se este artigo de um ensaio teórico-metodológico em torno das experiências desenvolvidas com pesquisas participativas no âmbito das políticas públicas. Primeiramente, abordamos os princípios fundantes da pesquisa participativa. Em seguida, destacamos as práticas de investigação participativa desenvolvidas no âmbito das políticas públicas. Finalizamos discutindo a instituição pesquisada e problematizando o lugar da psicologia e sua forma de produzir conhecimento no contexto das políticas de bem-estar social.

Palavras-chave : Psicologia; Metodologia; Pesquisa interventiva.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License