SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1A Psicologia nos serviços de acolhimento institucional e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitáriosArte e saúde mental: uma experiência com a metodologia participativa da Educação Popular índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

SOUZA, Maira Ribeiro de; SOUZA, Cássia Ribeiro de; DAHER, Camila Marques Silva  e  CALAIS, Lara Brum de. Juventude e drogas: uma intervenção sob a perspectiva da Psicologia Social. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2015, vol.10, n.1, pp. 66-78. ISSN 1809-8908.

O presente artigo apresenta uma intervenção que teve como objetivo contribuir para a discussão sobre a prevenção do uso de álcool e outras drogas entre jovens, pautada na promoção integral da saúde e na criação de modos singulares de cuidado. Buscou-se problematizar a prevenção a partir da abordagem crítica da Psicologia Social. As atividades foram realizadas com 33 estudantes, entre 13 e 15 anos, de uma turma do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública da cidade de Muriaé-MG e seguiram o delineamento da Pesquisa-Intervenção, sendo desenvolvidas com a realização de oficinas temáticas. Adotou-se como estratégia a redução de danos, que busca diminuir os prejuízos advindos do uso de álcool e outras drogas, sem que a abstinência seja considerada a única saída. Pôde-se perceber que os jovens, quando valorizados por meio de atividades que considerem suas experiências, assumem posicionamento ativo, consciente e político durante as discussões.

Palavras-chave : Juventude; Drogas; Políticas Públicas; Educação; Psicologia Social.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License