SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Juventude e drogas: uma intervenção sob a perspectiva da Psicologia SocialArticulando redes, fortalecendo comunidades: intervenção psicossocial e articulação entre universidade, comunidades e políticas públicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

ANDRADE, Lucélia de Almeida  e  GRISIVELOSO, Thelma Maria. Arte e saúde mental: uma experiência com a metodologia participativa da Educação Popular. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2015, vol.10, n.1, pp. 79-87. ISSN 1809-8908.

Neste artigo, objetivamos relatar uma experiência de estágio desenvolvida em um Centro de Atenção Psicossocial da cidade de Campina Grande-PB. Recorremos aos pressupostos teóricos e metodológicos da Psicologia Social Comunitária, em diálogo com a metodologia participativa da Educação Popular e com os princípios norteadores da Reforma Psiquiátrica brasileira. Dentre as atividades de estágio, destacamos a facilitação de oficinas em um grupo de usuários. Por meio da utilização do método do Teatro do Oprimido e de diversas linguagens artísticas, incluindo os recursos audiovisuais, foi produzido, com a participação dos usuários em todo o processo, um documentário sobre suas histórias de vida, enfocando locais e tipos de tratamento a que foram submetidos, assim como projetos de futuro. Essa prática promoveu saúde e estimulou a autonomia e o protagonismo social dos usuários, que assumiram um lugar de criação.

Palavras-chave : Reforma Psiquiátrica; Psicologia Social Comunitária; Educação Popular; Linguagem Audiovisual.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License