SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Entre imágenes y palabras: el agente comunitario de salud como artesanosEl trabajo con grupos en PAIF: un diálogo interdisciplinar com el Taller de Intervención Psicossocial índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versión On-line ISSN 1809-8908

Resumen

ROMAGNOLI, Roberta Carvalho. Apontamentos metodológicos da pesquisa-intervenção no contexto da assistência social: conexões entre universidade e equipe. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2015, vol.10, n.1, pp. 129-139. ISSN 1809-8908.

Este texto apresenta reflexões acerca da participação da equipe de profissionais no processo de pesquisa-intervenção institucionalista. Essa discussão se fundamenta nos resultados parciais da pesquisa financiada pelo CNPq/FAPEMIG, que tem como objetivo analisar as relações no território de um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) em Belo Horizonte, enfatizando o modo de gestão do trabalho social entre a equipe e com as famílias. Este estudo tem a pesquisa-intervenção institucionalista como metodologia e as ideias de René Lourau e Deleuze e Guattari como marco teórico. A partir das assembleias e das restituições realizadas com a equipe, rastreamos os efeitos do estudo no cotidiano de trabalho da equipe. Concluímos que essa metodologia participativa envolve a construção de vários dispositivos que têm efeitos transformadores sobre as práticas sociais estudadas.

Palabras clave : Metodologia de pesquisa; Pesquisa-intervenção; Assistência social; Política social; Proteção social básica.

        · resumen en Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License