SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Apontamentos metodológicos da pesquisa-intervenção no contexto da assistência social: conexões entre universidade e equipeA fonte que nunca seca: o trabalho cotidiano de mulheres com a água no Semiárido índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

AFONSO, Maria Lúcia Miranda  e  FADUL, Fabiana Meijon. O trabalho com grupos no PAIF: um diálogo interdisciplinar com a Oficina de Intervenção Psicossocial. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2015, vol.10, n.1, pp. 140-154. ISSN 1809-8908.

O artigo objetiva sistematizar as contribuições da Oficina de Intervenção Psicossocial (OIP) para o trabalho com grupos no Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), no nível de proteção social básica do Sistema Único da Assistência Social. Inicia sistematizando a proposta de oficinas do PAIF. Em seguida, delineia os fundamentos teórico-metodológicos da OIP, no campo da intervenção psicossocial. Finalmente, apresenta um quadro com as contribuições da OIP, explorando a sua dimensão dinâmica (relativa ao processo grupal) e transversal (relativa à efetivação dos objetivos da política pública). Dessa forma, o artigo busca também contribuir para a coordenação, o monitoramento e a avaliação do trabalho com grupos no PAIF.

Palavras-chave : Oficina de intervenção psicossocial; SUAS; PAIF; processo grupal; políticas públicas.

        · resumo em Inglês | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License