SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1O trabalho com grupos no PAIF: um diálogo interdisciplinar com a Oficina de Intervenção PsicossocialMetodologia participativa, subjetividade individual e social: facilitação de reuniões de moradores em Residências Terapêuticas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

D'AVILA NETO, Maria Inácia  e  JARDIM, Gabriel de Sena. A fonte que nunca seca: o trabalho cotidiano de mulheres com a água no Semiárido. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2015, vol.10, n.1, pp. 155-169. ISSN 1809-8908.

O presente trabalho constitui uma reflexão sobre metodologias participativas aplicadas a famílias beneficiadas por projetos relativos a políticas públicas de desenvolvimento, em regiões onde há escassez de água. O estudo tem foco nas mulheres do interior da Paraíba, estado do Nordeste brasileiro, numa região do semiárido. A abordagem foi elaborada a partir dos questionamentos da metodologia participativa feminista, levando em consideração as questões de gênero na utilização da água, apoiando-se nos estudos culturais do cotidiano e na crítica que se funda na "colonialidade" da dimensão do desenvolvimento, que, muitas vezes, não contempla o trabalho feminino, mantidas as tarefas tradicionais, consideradas "naturais" para a mulher.

Palavras-chave : Gênero e Água; Participação e Desenvolvimento; Trabalho Feminino; Técnicas corporais; Políticas Públicas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License