SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Metodologia participativa, subjetividade individual e social: facilitação de reuniões de moradores em Residências TerapêuticasInserção profissional de travestis no mundo do trabalho: das estratégias pessoais às políticas de inclusão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

SILVA, Fabiane Aguiar et al. Atenção psicossocial a homens autores de violência conjugal contra a mulher: uma construção participativa. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2015, vol.10, n.1, pp. 177-191. ISSN 1809-8908.

O presente artigo apresenta a elaboração de uma metodologia de intervenção desenvolvida durante um projeto de educação e atenção psicossocial com homens autores de violência conjugal que foram autuados pela Lei Maria da Penha. Esta atividade consiste no suporte ao Serviço de Responsabilização e Educação do Agressor (SARE), criado para o cumprimento das prerrogativas da Lei Maria da Penha. O projeto ancorou-se nos pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia Libertadora. A partir dos princípios norteadores da proposta, foram desenvolvidos os encontros com os homens, nos quais se privilegiou um espaço de vinculação, dialogicidade e construção conjunta. Foram elaboradas, como resultados do projeto, estratégias metodológicas participativas de intervenção, para homens autores de agressão conjugal, que possibilitaram a reformulação dos sentidos de masculinidade, gênero e relação conjugal. Os dados construídos nesta experiência podem se constituir em aporte metodológico para intervenções posteriores e para reflexões sobre políticas públicas nessa temática.

Palavras-chave : Educação psicossocial; Metodologia participativa; Homens autores de agressão conjugal.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License