SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Atenção psicossocial a homens autores de violência conjugal contra a mulher: uma construção participativaA participação de crianças nas políticas públicas: construção, prática e desafios índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

RONDAS, Lincoln de Oliveira  e  MACHADO, Lucília Regina de Souza. Inserção profissional de travestis no mundo do trabalho: das estratégias pessoais às políticas de inclusão. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2015, vol.10, n.1, pp. 192-205. ISSN 1809-8908.

Busca-se, neste artigo, analisar resultados de uma pesquisa sobre a inserção de travestis no mundo do trabalho. Em diálogo com a literatura especializada e a partir de doze depoimentos colhidos, são focalizados aspectos da relação entre travestis e o mundo do trabalho, especialmente os embaraços, estorvos ou impedimentos às suas aspirações e realizações profissionais. Foi dada atenção às estratégias pessoais que elas desenvolvem para a superação desses obstáculos. Dois modelos teóricos de estratégia de inserção profissional serviram de referência, o paradigma defensivo e o ofensivo. Pretendeu-se, assim, dar visibilidade às dificuldades que esse segmento sociocultural encontra frente ao mercado de trabalho na busca da realização das suas aspirações profissionais e discutir ações de políticas públicas que possam promover seu acesso à capacitação, ao emprego, fortalecendo sua aceitação social pela sociedade.

Palavras-chave : Travestis; inserção profissional; inclusão social.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License