SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Inserción profesional de travestis en el mundo del trabajo: de las estrategias personales a las políticas de inclusiónIntroducción de estudiantes en uno emprendimiento solidario en la educación integral para el desarrollo local índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versión On-line ISSN 1809-8908

Resumen

PEREZ, Beatriz Corsino  y  JARDIM, Marina Dantas. A participação de crianças nas políticas públicas: construção, prática e desafios. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2015, vol.10, n.1, pp. 206-218. ISSN 1809-8908.

A participação de crianças na orientação das políticas públicas é um desafio e também uma oportunidade. No Brasil, esse processo ainda precisa ser construído. Com o objetivo de experimentar metodologias participativas de inclusão das crianças nas políticas de planejamento e infraestrutura da cidade, ouvir suas opiniões sobre o lugar onde moram e sobre os equipamentos utilizados, realizamos oficinas com 65 crianças, de ambos os sexos, idades entre quatro e doze anos, moradoras da favela Santa Marta. Elas falaram sobre os problemas que as afetam, como lixo, valas de esgoto, fezes de animais e moradias precárias. Tematizaram a falta de segurança e preservação dos equipamentos de lazer da favela, ponderaram sobre o Plano Inclinado e sobre a Unidade de Polícia Pacificadora. Essa experiência revela que a escuta das crianças pode auxiliar na construção de um projeto de intervenção urbana adequado às suas diferentes formas de uso e expectativas.

Palabras clave : Infância; Participação; Metodologia; Políticas públicas; Favela.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License