SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Inserção profissional de travestis no mundo do trabalho: das estratégias pessoais às políticas de inclusãoInserção de alunos em empreendimento solidário na educação integral para o desenvolvimento local índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

PEREZ, Beatriz Corsino  e  JARDIM, Marina Dantas. A participação de crianças nas políticas públicas: construção, prática e desafios. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2015, vol.10, n.1, pp. 206-218. ISSN 1809-8908.

A participação de crianças na orientação das políticas públicas é um desafio e também uma oportunidade. No Brasil, esse processo ainda precisa ser construído. Com o objetivo de experimentar metodologias participativas de inclusão das crianças nas políticas de planejamento e infraestrutura da cidade, ouvir suas opiniões sobre o lugar onde moram e sobre os equipamentos utilizados, realizamos oficinas com 65 crianças, de ambos os sexos, idades entre quatro e doze anos, moradoras da favela Santa Marta. Elas falaram sobre os problemas que as afetam, como lixo, valas de esgoto, fezes de animais e moradias precárias. Tematizaram a falta de segurança e preservação dos equipamentos de lazer da favela, ponderaram sobre o Plano Inclinado e sobre a Unidade de Polícia Pacificadora. Essa experiência revela que a escuta das crianças pode auxiliar na construção de um projeto de intervenção urbana adequado às suas diferentes formas de uso e expectativas.

Palavras-chave : Infância; Participação; Metodologia; Políticas públicas; Favela.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License