SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue2"graça among men": discussing the (dis)appearance of women on the covers of voce s/aUsing the logical framework in social projects author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

On-line version ISSN 1809-8908

Abstract

BATISTA, Saulo Valmor  and  MARTURANO, Edna Maria. Intervenção para promover habilidades sociais e reduzir problemas de comportamento de crianças em um núcleo social. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2015, vol.10, n.2, pp. 313-326. ISSN 1809-8908.

O objetivo do estudo foi verificar o potencial de um programa para expandir habilidades sociais e reduzir problemas de comportamento em crianças que são frequentadoras regulares de atividades educativas no contraturno da escola. Participaram 22 crianças de seis a nove anos, em núcleo de convivência mantido por organização não governamental. Foram formados dois grupos por critério de conveniência: Grupo de Intervenção - GI (n = 12) e Grupo de Comparação - GC (n = 10). Para avaliar os efeitos da intervenção foi utilizado o instrumento Social Skills Rating System. Antes e depois da intervenção com GI, as crianças se avaliaram e foram avaliadas por uma das monitoras, quanto a suas habilidades sociais e problemas de comportamento. Em seguida GC recebeu a intervenção e os dois grupos foram avaliados novamente. Os resultados não evidenciaram efeitos do programa. Foram encontrados indícios de progresso nas habilidades sociais, sem relação direta com a intervenção.

Keywords : Problemas de Comportamento Infantil; Intervenção; Organização não Governamental; Habilidades Sociais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License