SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Intervención para mejorar las habilidades sociales y reducir los problemas de comportamiento infantil un núcleo socialProceso participativo para la práctica integrada de profesionales de la salud en cuidado de la víctima de la violencia infantil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versión On-line ISSN 1809-8908

Resumen

PEREIRA, Marcelo Sant' Anna. A utilização da matriz lógica em projetos sociais. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2015, vol.10, n.2, pp. 327-339. ISSN 1809-8908.

Dentre as várias ferramentas de gestão de projetos utilizadas hoje no Brasil e no mundo, o Logical Framework Approach (Enfoque Matriz Lógica) se destaca pela maneira como ajuda, desde o início da concepção do projeto, a focar o objetivo a atingir e a criar condições de gerenciar, de maneira clara, a eficiência, eficácia e efetividade do projeto, além dos riscos externos para a sua realização. Esse artigo busca conhecer a Matriz Lógica por meio de revisão bibliográfica, ele demonstra sua aplicabilidade em um projeto real proposto por uma Organização Não-Governamental para captação de recursos através do Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS/PCD) e discute sua utilização, seus efeitos, suas virtudes e seus vícios no contexto das Políticas Públicas e, mais especificamente, do Terceiro Setor.

Palabras clave : Enfoque Matriz Lógica; Projetos e Programas Sociais; Políticas Públicas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License