SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2El uso de ansiolíticos y antidepresivos por los banqueros: un estudio de las representaciones socialesEl papel de las plazas públicas para el envejecimiento activo de acuerdo con el punto de vista de expertos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versión On-line ISSN 1809-8908

Resumen

GOULART, Maria Stella Brandão; SILVA, Celso Renato  y  SILVA, Eliane Rodrigues da. A universidade e a reforma psiquiátrica: fios e desafios. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2015, vol.10, n.2, pp. 368-381. ISSN 1809-8908.

Este artigo apresenta algumas reflexões sobre as relações entre universidade e Reforma Psiquiátrica dentro do enquadramento da Psicologia brasileira. Para tanto, evocaremos alguns dados relativos à atualidade e história da assistência/atenção em saúde mental e da formação em psicologia e algumas conclusões da pesquisa "As instituições universitárias e a construção da reforma psiquiátrica mineira nas décadas de 60, 70 e 80" (Goulart, 2007), finalizada em 2007. Seus resultados se pautaram em fontes documentais e orais mineiras. Assim, serão enfocadas as tensões e conexões possíveis entre os projetos de formação emergentes nos centros de formação em psicologia e a gestão da Reforma Psiquiátrica, procurando apontar para as possibilidades - já ocorridas e as atuais - de constituição de uma cultura profissional crítica que respalde a Reforma Psiquiátrica.

Palabras clave : reforma psiquiátrica; universidade; psicologia; saúde mental.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License