SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1O projeto ético de Donna Haraway: alguns efeitos para a pesquisa em psicologia socialPistas para uma reinvenção da epistemologia: ser afetado, ciência no feminino, pesquisarCOM e saberes localizados índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

MELO, Maria de Fátima Aranha de Queiroz e. A contribuição de Simondon para uma ética do feminino no fazer pesquisa. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2016, vol.11, n.1, pp. 25-36. ISSN 1809-8908.

Uma ética inspirada em Simondon enseja um modelo de fazer pesquisa que nos provoca a pensar de maneira divergente da ciência hegemônica, apontando o seu caráter ideológico, por vezes racista e sexista, assim como para a sua incapacidade de acolher o diferente. Para a construção de um modelo em sintonia com a busca de alternativas a um enquadramento normativo, evocamos feministas que, inspiradas no trabalho de primatólogas, se permitem usar outro artefato de pesquisa, trazendo, à discussão, práticas de campo até então pouco usuais que envolvem o tempo e a maneira de observar, a distância entre pesquisadores e pesquisados, a construção do meio justo da ação, a renúncia ao controle e a formulação de questões interessantes para ambos, tendo como norte o que Despret chamou de "polidez no fazer conhecimento". Essas ações são defendidas neste ensaio pois performam um conjunto de práticas para uma boa pesquisa, não por esta ser empreendida por mulheres, mas por ser praticada com ética.

Palavras-chave : Simondon; Ética; Feminino; Pesquisa.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License