SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1A contribuição de Simondon para uma ética do feminino no fazer pesquisaCiência no feminino: do que é feita a nossa escrita? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

CAITITE, Amanda Muniz Logeto. Pistas para uma reinvenção da epistemologia: ser afetado, ciência no feminino, pesquisarCOM e saberes localizados. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2016, vol.11, n.1, pp. 37-52. ISSN 1809-8908.

Em nossas pesquisas é comum encontrarmos, numa mesma instituição, diversos campos de conhecimento. Neste ensaio, procuro refletir sobre a possibilidade de estudar esses diferentes saberes a partir da epistemologia, de modo que a expertise e a autoridade de cada ator encontrado em campo sejam preservadas. Viabilizar essa proposta requer que os enunciados sejam pensados em termos que passam ao largo da oposição entre verdade e erro. Retomamos então textos que, ao menos de forma declarada, defendem uma virada ontológica, legitimando as propostas de afastamento em relação à epistemologia tradicional. Afirmamos, no entanto, a possibilidade de fazer a epistemologia existir como um projeto irmanado à ontologia. Concluímos que um fazer epistemológico capaz de levar a sério a expertise do outro é viável a partir de um fundamento pragmático e do privilégio da dimensão afetiva e do caráter encarnado do ato de pesquisar.

Palavras-chave : pesquisarCOM; virada ontológica; epistemologia; pragmatismo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License