SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Corpo, tecnologias, produção de testemunho: um experimento na interface entre psicologia social e dançaPesquisarCOM: efeitos de uma oficina de experimentação corporal com pessoas cegas e com baixa visão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

LOMBA, Debora Emanuelle Nascimento. O que pode o corpo de uma psicóloga?. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2016, vol.11, n.1, pp. 135-146. ISSN 1809-8908.

O presente trabalho pretende abordar a atuação de uma psicóloga em um pré-vestibular comunitário, bem como as transformações ocorridas em sua atuação através de um "fazer no feminino" inspirado por Stengers. Em seu texto A ciência no feminino, essa autora traz a história de Barbara McClintock e sua maneira peculiar de pesquisar; trago a ideia desse fazer como uma postura diferente da lógica dominante de fazer ciência. Como relato dessa experiência, trago um diálogo com uma aluna que após me gerar um incômodo com sua fala, me fez pensar a construção de um corpo disponível enquanto psicóloga. Para fundamentar esta discussão, adoto principalmente os pensamentos da feminista negra Bell Hooks e dos autores da Teoria Ator-Rede, Bruno Latour, Anemarie Mol e John Law.

Palavras-chave : Corpo; Psicologia; Feminino.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License