SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1PesquisarCOM: efeitos de uma oficina de experimentação corporal com pessoas cegas e com baixa visãoPráticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde do Brasil: inusitadas mediações índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

MONTEIRO, Ana Claudia Lima; LOPES, Camila Portella  e  ARAUJO, Clara Santos Henriques. Possibilidades de inserção da Psicologia no trabalho com os cuidadores de crianças com deficiência. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2016, vol.11, n.1, pp. 161-175. ISSN 1809-8908.

Este artigo fala sobre o trabalho realizado com o grupo de cuidadores das pessoas com deficiência beneficiadas com o Programa de Natação Adaptada, oferecido em parceria com o Departamento de Educação Física da Universidade Federal Fluminense entre 2013 e 2015. A partir do que Vinciane Despret (2011) chama de mal-entendido, procuramos pensar a inserção do profissional de psicologia neste espaço. Durante nosso trabalho foi preciso modificar nossa proposta de intervenção algumas vezes, dentre as mudanças, destacamos a proposta de desvincular a figura do cuidador da pessoa que é cuidada. Em seguida, pensamos no trabalho de intervenção em conjunto com a equipe da Educação Física, numa tentativa de ampliar as possibilidades de cuidado. Quando pensamos em cuidado como um processo, como proposto por Annemarie Mol (2008), foi possível aceitar um espaço de intervenção que fugisse do ambiente asséptico normalmente utilizado pela Psicologia. Esta mudança possibilitou o surgimento de afetos e articulações que não eram possíveis anteriormente.

Palavras-chave : estudos da deficiência; cuidadores; mal-entendidos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License