SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde do Brasil: inusitadas mediaçõesPensar relações não-inocentes: Farmácia e Odontologia em São Paulo por um viés de gênero (1985 - 1906) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

TIBOLA, Talita. Cuidado com dissenso: pensando mobilizações político-artísticas no Rio de Janeiro a partir de uma ética-prática do cuidado. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2016, vol.11, n.1, pp. 185-199. ISSN 1809-8908.

Partindo de reflexões provocadas pela pesquisa em praças e em movimentos político-artísticos ocorridos na cidade do Rio de Janeiro, entre os anos de 2012 e 2014, que tinham no dissenso um impasse e, ao mesmo tempo, uma prática constitutiva, propõe-se a noção de cuidado com dissenso como uma possível chave de leitura e proposta ético-prática das (e para) essas mobilizações. Ao longo do texto será abordada a dimensão do dissenso nessas ações e a constituição da noção de cuidado com dissenso - referenciada nos estudos de Maria Puig de la Bellacasa e de Donna Haraway - para assim refletir sobre a constituição de espaços comuns baseados numa ética prática do cuidado, sem que esse cuidado se torne uma moralidade e o dissenso seja visto apenas como negativo. Propõe-se pensar cuidado e dissenso como parte do processo de estar juntos.

Palavras-chave : cuidado; dissenso; mobilizações urbanas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License