SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Cuidado con disenso: pensando movilizaciones político-artísticas en Río de Janeiro, desde el punto de vista de una ética y práctica del cuidadoVoces que se hacen eco: Feminismo y losmediossociales índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versión On-line ISSN 1809-8908

Resumen

OLIVEIRA, Isabella Bonaventura de. Pensar relações não-inocentes: Farmácia e Odontologia em São Paulo por um viés de gênero (1985 - 1906). Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2016, vol.11, n.1, pp. 200-213. ISSN 1809-8908.

Através de uma perspectiva situada, este relato de pesquisa discutirá as controvérsias e alianças que permearam o processo de institucionalização da farmácia e odontologia em São Paulo na Primeira República. Tais grupos pretendiam se estabelecer como áreas separadas da medicina e, para tanto, buscaram firmar alianças: fundando suas sociedades científicas, como a Sociedade Farmacêutica Paulista (1895) e a Sociedade Odontológica Paulista (1903), bem como, veiculando seus periódicos específicos. Destaca-se que tais profissões se mostraram permeáveis à presença de mulheres, sobretudo após a criação da Escola de Farmácia no ano de 1898. Dessa forma, pretende-se compreender as questões de gênero que atravessaram esse processo de institucionalização. Procura-se discutir de que maneira a presença dessas agentes promove novos direcionamentos e problemas em relação às concepções ascéticas e 'objetivas' de ciência que farmacêuticos e dentistas pretendiam mobilizar.

Palabras clave : Gênero; Escola de Farmácia e Odontologia; História das ciências.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License