SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Voces que se hacen eco: Feminismo y losmediossocialesMadre encarcelada: lazos y desenlaces con el niño índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versión On-line ISSN 1809-8908

Resumen

ALMEIDA, Diana Jenifer Ribeiro de  y  QUADROS, Laura Cristina de Toledo. A pedra que pariu: Narrativas e práticas de aproximação de gestantes em situação de rua e usuárias de crack na cidade do Rio de Janeiro. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2016, vol.11, n.1, pp. 225-237. ISSN 1809-8908.

O presente trabalho tem como proposta trazer narrativas de experiências vividas no campo de pesquisa composto por mulheres em situação de rua e os modos como se relacionam com a maternidade. Um tema pouco explorado e com muitos mitos a seu respeito, apresenta-se aqui como uma versão local e situada de uma realidade ampla e complexa. Acompanhar histórias e trajetórias de mulheres em situação de rua e que usam abusivamente o crack e outras drogas já traz em si peculiaridades. Nosso recorte - a maternidade - constitui-se numa possibilidade de compreensão desse fenômeno para além da versão do descaso e abandono que as rotulam, já que não interrompem o uso de drogas, apesar da gestação. Entendemos tal experiência como múltipla e heterogênea, permeada também pelas controvérsias. O que trazemos aqui é uma versão que nos atravessa como pesquisadoras.

Palabras clave : mulheres; crack; maternidade; controvérsias e versões.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License