SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue1The rock that gave birth: Narratives and practices of pregnant and crack using women who are homeless in the city of Rio de JaneiroConstitution of the subjectivity by imprisoned women author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

On-line version ISSN 1809-8908

Abstract

BARROSO, Suzana Faleiro  and  FERRARI, Ilka Franco. Mãe encarcerada: laços e desenlaces com a criança. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2016, vol.11, n.1, pp. 238-248. ISSN 1809-8908.

O texto percorre caminho que leva à concepção do que é ser mãe, sua função e a constituição subjetiva da criança, a partir de questões advindas de pesquisa desenvolvida no Centro de Referência à Gestante Encarcerada do Sistema Prisional de Minas Gerais. Essa unidade carcerária é considerada modelo para a América Latina, pois, em instalações sem grades, prisioneiras grávidas ou já com seus filhos ali permanecem até que eles tenham por volta de um ano de vida. A ideia base desse projeto institucional é a garantia do aleitamento e do contato físico da criança com a mãe, contribuindo para fortalecer o vínculo psicoafetivo, até que a determinação judicial para separação entre a mãe e criança aconteça. A psicanálise orienta o percurso e, na conclusão, são estabelecidas algumas condições para se pensar essa separação, diferentes do tempo cronológico que tem sido preocupação da política governamental brasileira.

Keywords : maternidade; crime; infância; laço social; teoria psicanalítica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License