SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1La piedra que parió: Narraciones y prácticas de aproximación a mujeres embarazadas sin hogar e que usan cocaína en piedra en la ciudad de Río de JaneiroConstitución de la subjetividad por mujeres encarceladas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versión On-line ISSN 1809-8908

Resumen

BARROSO, Suzana Faleiro  y  FERRARI, Ilka Franco. Mãe encarcerada: laços e desenlaces com a criança. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2016, vol.11, n.1, pp. 238-248. ISSN 1809-8908.

O texto percorre caminho que leva à concepção do que é ser mãe, sua função e a constituição subjetiva da criança, a partir de questões advindas de pesquisa desenvolvida no Centro de Referência à Gestante Encarcerada do Sistema Prisional de Minas Gerais. Essa unidade carcerária é considerada modelo para a América Latina, pois, em instalações sem grades, prisioneiras grávidas ou já com seus filhos ali permanecem até que eles tenham por volta de um ano de vida. A ideia base desse projeto institucional é a garantia do aleitamento e do contato físico da criança com a mãe, contribuindo para fortalecer o vínculo psicoafetivo, até que a determinação judicial para separação entre a mãe e criança aconteça. A psicanálise orienta o percurso e, na conclusão, são estabelecidas algumas condições para se pensar essa separação, diferentes do tempo cronológico que tem sido preocupação da política governamental brasileira.

Palabras clave : maternidade; crime; infância; laço social; teoria psicanalítica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License