SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Aspectos do conceito de juventude nas Ciências Humanas e Sociais: análises de teses, dissertações e artigos produzidos de 2007 a 2011Psicologia da era virtual: estrutura das atitudes frente ao Facebook índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

BARRETO, Danielle Jardim; BALANI, Carolina de Lima  e  BRAZ, Paulo da Silva. Problematizações entre a dinâmica familiar preconizada pela Assistência Social brasileira e a família monoparental feminina. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2016, vol.11, n.2, pp. 295-309. ISSN 1809-8908.

A mulher, ao longo da história, foi alocada em lugar de privacidade e passividade na sociedade. Nos dias atuais, muitas mulheres são chefes de família monoparental e são a maioria dos(as) usuários(as) da política de Assistência Social brasileira, que preconiza em seu trabalho uma heterogeneidade de modelos familiares, embora não saia de um modelo cristalizado de funcionamento e papéis dentro da família. Em uma realidade familiar monoparental feminina, na qual a dinâmica familiar difere das famílias nucleares tradicionais, a política nacional de Assistência Social precisa considerar novas formas de exercício da dinâmica familiar, que não essas tradicionais, e contribuir para a desconstrução de discursos sedimentados que atravessam suas práticas.

Palavras-chave : Mulher; Família; Assistência Social.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License