SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2A escola diante do aluno que faz uso de álcool e drogas: O que dizem os professores?Educação de Jovens e Adultos e Psicologia: intervenções e saberes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

BARBOSA, Orlando Coelho  e  CASTANHO, Marisa Irene Siqueira. Educadores de museu: a produção de sentidos acerca de uma experiência extramuros. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2016, vol.11, n.2, pp. 369-387. ISSN 1809-8908.

Este artigo tem como objetivo apresentar a produção de sentidos de educadores sobre um programa de educação em museu oferecido à população em situação de rua. Participaram três educadores, com diferentes níveis de envolvimento na ação educativa investigada. Utilizaram-se, como instrumentos, um questionário com informações socioeconômicas e um roteiro semiestruturado para entrevista individual. O processo de análise seguiu a proposta de organização de pré-indicadores, indicadores e núcleos de significação, a partir das falas e expressões dos entrevistados. Apreenderam-se aproximações de sentidos subjetivos favorecedores da emancipação dos sujeitos, educadores e educandos, por meio de ações permeadas pela técnica, mas também pela afetividade, e criação de mecanismos de participação dos atendidos. A ação educativa pode ser considerada uma alternativa de superação da condição de pessoa em situação de rua, de desmitificação de preconceitos e de abertura de perspectivas de discussão sobre políticas públicas atentas a esse público.

Palavras-chave : População em situação de rua; Exclusão social; Educação não formal; Museu; Subjetividade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License