SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2La in(ter)dependencia entre las decisiones judiciales y los informes psicosociales en la corte penal: análisis cualitativo(Im)Posibilidades en el trabajo con la tercera edad en grupos en Instituciones de Larga Estadía: una experiencia en Psicología índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versión On-line ISSN 1809-8908

Resumen

GUIMARAES, Andréa Carmen et al. Atividades grupais com idosos institucionalizados: exercícios físicos funcionais e lúdicos em ação transdisciplinar. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2016, vol.11, n.2, pp. 443-452. ISSN 1809-8908.

Este artigo expõe uma experiência de um programa de extensão realizado em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos, na cidade de São João del-Rei por meio de ação transdisciplinar, oferecendo exercícios físicos e lúdicos. Trata-se de um estudo qualitativo com 30 idosos de ambos os sexos, nove homens com idade ± 76,88 e 21 mulheres com idade ± 78,66 anos, submetidos a aproximadamente oito meses de prática de exercícios físicos e lúdicos que objetivaram melhoria na autonomia das atividades de vida diária, estimulando a atenção, memória, resgate de identidade, interação entre os idosos. Constatou-se a importância da prática transdisciplinar para melhoria da autonomia funcional mediante as atividades da vida diária dos idosos institucionalizados que apresentaram um perfil diferenciado. Dessa forma, a proposta de intervenção com exercícios físicos e lúdicos se faz necessária e urgente a fim de se obter mais independência, autonomia e qualidade nessa fase da vida.

Palabras clave : Instituição de Longa Permanência; Transdisciplinar; Exercícios físicos funcionais; Atividades Lúdicas; Idosos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License