SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Atividades grupais com idosos institucionalizados: exercícios físicos funcionais e lúdicos em ação transdisciplinarAs possibilidades de intervenção do psicólogo em favor dos procedimentos de doação de órgãos e transplantes: um relato de experiência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

FURLAN, Vinicius  e  ALVAREZ, Maria Dolores. (Im)Possibilidades no trabalho com grupos de idosos em Instituições de Longa Permanência: uma experiência em Psicologia. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2016, vol.11, n.2, pp. 453-463. ISSN 1809-8908.

Este relato trata-se de um trabalho com grupos de idosos que se realizou em duas instituições, como um espaço de escuta e interação social. Em ambos os Lares o grupo possibilitou: a interação social entre os idosos, o resgate da imagem e da história de vida, a estimulação da comunicação verbal, bem como da coordenação motora, da mutualidade, da imaginação, da cognição e da memória. No Lar 1, no desenrolar do trabalho, foi preciso encerrá-lo por questões institucionais, o que implicou a mudança para o Lar 2. Pudemos ver que as (im)possibilidades no trabalho com grupos de idosos em Instituições de Longa Permanência possuem condições e peculiaridades distintas que configuram diferentes arranjos e modos de conduzir a prática, que é atravessada pelo poder e cotidiano institucional, que, dependendo do modo como se configura, pode ser alienador e levar à solidão, ou possibilitar um espaço digno de ser vivido.

Palavras-chave : Idosos; Grupo; Instituição.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License