SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2(Im)Posibilidades en el trabajo con la tercera edad en grupos en Instituciones de Larga Estadía: una experiencia en PsicologíaMiembros de la familia responsables del cuidado de una persona con trastorno mental en una ciudad pequeña índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versión On-line ISSN 1809-8908

Resumen

MARTINS, Elizielly de Oliveira; VALENTE, Hugo Silva  y  CALAIS, Lara Brum de. As possibilidades de intervenção do psicólogo em favor dos procedimentos de doação de órgãos e transplantes: um relato de experiência. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2016, vol.11, n.2, pp. 464-472. ISSN 1809-8908.

Este relato de experiência apresenta, primeiramente, uma breve revisão sobre o funcionamento dos procedimentos de doação de órgãos e transplantes no Brasil, em termos de regulamentação jurídica, protocolos técnicos e questões éticas envolvidas. Num segundo momento, argumentamos sobre a necessidade de atuação do psicólogo na chamada "cadeia de doação". Por fim, apresentamos o relato de experiência de um projeto realizado em um hospital geral, situado em uma cidade da Zona da Mata Mineira, que demonstra como a intervenção psicológica grupal pode melhorar os serviços de conscientização social sobre a importância da doação de órgãos. Em longo prazo e em escalas maiores, as intervenções psicológicas podem funcionar como ferramenta de redução das filas de espera para transplantes, por meio da modificação de opiniões muitas vezes fantasiosas sobre esse procedimento que tem salvado vidas em todas as partes do mundo.

Palabras clave : Doação de órgãos; Transplante de órgãos; Atenção primária; Psicologia hospitalar.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License