SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Miembros de la familia responsables del cuidado de una persona con trastorno mental en una ciudad pequeñaNotas sobre la violencia de la cultura en Freud, Adorno y Marcuse índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versión On-line ISSN 1809-8908

Resumen

NETO, Mauricio  y  DIMENSTEIN, Magda. Experiência de Acompanhamento Terapêutico: do hospital à cidade. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2016, vol.11, n.2, pp. 489-498. ISSN 1809-8908.

Acompanhamento Terapêutico (AT) é um dispositivo clínico-político que se insere no campo da saúde mental como poderoso instrumento de construção da autonomia e da emancipação social, política e cultural do louco. A experiência de acompanhamento de um louco infrator baseado na política da amizade permitiu desinstitucionalizar os cuidados em saúde mental e criar novas possibilidades de vida. O processo de acompanhamento buscou romper com as lógicas tradicionais de cuidado, tais como a terapêutica disciplinar e a terapêutica de controle. Nesse sentido, apostamos nas estratégias de enlace social e expansão territorial para a constituição de redes sociais, de modo que o acompanhado e sua família recebam apoio e suporte. Os encontros produzidos no AT possibilitaram aumento de autonomia, na medida em que o acompanhado passou a decidir e construir novos projetos de vida.

Palabras clave : Acompanhamento terapêutico; Cuidado; Saúde mental; Autonomia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License