SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Apontamentos sobre a violência da cultura em Freud, Adorno e Marcuse índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

GRUDA, Mateus Pranzetti Paul. Breves considerações, comentários e ideias acerca de uma Psicologia Social Crítica. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2016, vol.11, n.2, pp. 514-526. ISSN 1809-8908.

Neste breve ensaio teórico, discutimos e comentamos ideias do que constituiria uma Psicologia que possa ser entendida como uma Psicologia Social Crítica. Para tal, sistematizamos apontamentos feitos pelos psicólogos ingleses Ian Parker e Erica Burman, os quais detêm ampla produção teórica acerca da chamada Psicologia Crítica, que ainda se encontra pouco difundida em território brasileiro, bastando pesquisar para constatar a incipiência de textos de ambos vertidos para o português. Para delinear uma perspectiva de Psicologia Social Crítica, portanto, arrolamos características principais associadas a ela, além de argumentarmos contra as críticas e/ou acusações comumente imputadas a essa perspectiva Social e Crítica em Psicologia.

Palavras-chave : Psicologia Social; Teoria psicológica; Revisão.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License