SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número3Condições de vida, pobreza e consumo de álcool em assentamentos rurais: desafios para atuação e formação profissional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

COSTA, Pedro Henrique Antunes da  e  PAIVA, Fernando Santana de. A formação profissional para o trabalho na área de álcool e outras drogas: reflexões a partir do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2016, vol.11, n.3, pp. 539-551. ISSN 1809-8908.

O presente artigovisa analisar o papel do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) na formação de profissionais de saúde referente à atuação com a temática das drogas. Trata-se de uma revisão de literatura composta por quatorze trabalhos que preencheram os critérios de inclusão. Sete eram relatos de experiências e sete pesquisas empíricas. De acordo com o material analisado, o PET-Saúde emerge como importante estratégia para uma formação ampliada e crítica, bem como para o fortalecimento dos serviços e rede de atenção. Além disso, o programa apresenta diversas formas de atuação e inserção na rede, possibilitando diálogo entre diferentes saberes, experiências, ações e serviços. Contudo, é necessário que, juntamente com a implementação do PET-Saúde, sejam realizadas outras modificações na formação em saúde, de modo que tenhamos clareza do seu papel e dos desafios concretos na constituição de políticas públicas na área.

Palavras-chave : Educação em saúde; Formação de recursos humanos; Capacitação em serviço; Capacitação de recursos humanos em saúde; Atenção à saúde.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License