SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número3Condições de vida, pobreza e consumo de álcool em assentamentos rurais: desafios para atuação e formação profissionalA rede de proteção e cuidado a crianças e adolescentes do município de Betim/MG e os desafios do enfrentamento ao uso abusivo de crack, álcool e outras drogas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

SOUZA, Lorenna Figueiredo de et al. A universidade como parceira na formação diferenciada para o cuidado aos usuários de drogas. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2016, vol.11, n.3, pp. 570-582. ISSN 1809-8908.

Este artigo versa sobre as possibilidades de uma formação para atenção aos usuários de drogas que seja consonante aos princípios da Política do Ministério da Saúde para atenção integral de usuários de álcool e outras drogas, no sentido de qualificar as propostas de formação dos profissionais. Trata-se de em estudo exploratório, cujo objetivo é apresentar uma proposta de formação implementada pelo Centro de Referência Regional para formação em álcool e outras drogas da Universidade Federal Fluminense. O artigo aponta eixos estruturantes para uma formação diferenciada, como a questão do estigma e a parceria com os serviços de saúde. Para a produção de atos de cuidado, é necessário dimensionar a importância de processos formativos diferenciados para que novos modos de produção de saúde possam ser adotados.

Palavras-chave : Educação; Assistência Integral à Saúde; Drogas ilícitas; Formação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License