SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número3A rede de proteção e cuidado a crianças e adolescentes do município de Betim/MG e os desafios do enfrentamento ao uso abusivo de crack, álcool e outras drogasViagens pelos caminhos do sertão: construção compartilhada de conhecimento sobre temática álcool e outras drogas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

BRANCO, Niceia Maria Malheiros Castelo; SILVA, Denise Valory da  e  SOLDATELLI, Sandra Marcia Ribeiro. Desconstruindo mitos e preconceitos sobre "loucos" e "drogados": uma proposta de ação educativa para familiares de usuários de álcool e outras drogas na perspectiva da educação popular. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2016, vol.11, n.3, pp. 602-612. ISSN 1809-8908.

Trata-se de um relato de experiência de formação para familiares de usuários de álcool e outras drogas da rede de atenção psicossocial do município de Vitória/ES, realizada pela Escola Técnica do SUS de Vitória/ES-ETSUS/VITÓRIA. Teve como objetivo sensibilizar e capacitar familiares na temática da Reforma Psiquiátrica Brasileira, em particular na questão de álcool e outras drogas, contribuindo para a mudança de visão e de atitudes na perspectiva da cultura antimanicomial e da redução de danos. As ações foram desenvolvidas no sentido de contribuir para transformar o imaginário sociocultural permeado por processos de preconceito, exclusão e marginalização dos "loucos e drogados", influenciados pela Política de "Guerra às Drogas". Teve objetivo também de ser uma estratégia para se trabalhar a dimensão sociocultural da reforma psiquiátrica. A intervenção se deu na perspectiva teórico-metodológica da educação popular, com ações educativas que valorizaram os conteúdos culturais e populares dos participantes, unindo-se aos princípios da atenção psicossocial. Essa abordagem fortaleceu o encontro e o acolhimento, trazendo como resultado o empoderamento das famílias, por meio da ampliação do olhar em relação à questão do álcool e outras drogas.

Palavras-chave : Reforma Psiquiátrica; Redução de Danos; Educação Popular.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License