SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número3Desconstruindo mitos e preconceitos sobre "loucos" e "drogados": uma proposta de ação educativa para familiares de usuários de álcool e outras drogas na perspectiva da educação popularO debate sobre álcool, crack e outras drogas na formação universitária e o papel dos profissionais da rede intersetorial em uma ação de educação em saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

SANTOS, Josenaide Engracia dos; SANTOS, Tiago Antunes dos; TOLEDO, Melina Mafra  e  MATOS, Susy Rocha de. Viagens pelos caminhos do sertão: construção compartilhada de conhecimento sobre temática álcool e outras drogas. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2016, vol.11, n.3, pp. 613-622. ISSN 1809-8908.

Uma mudança paradigmática no cuidado ao usuário de álcool e outras drogas exige capacitação para os profissionais que exercem esse desafio. O presente artigo apresenta o relato de uma capacitação que teve como objetivo refletir sobre a possibilidade de transformação das práticas de cuidado. Considerou-se a experiência cotidiana dos profissionais numa perspectiva da abordagem construtivista. As atividades foram realizadas com profissionais de saúde, assistência social, educação e segurança pública no interior da Bahia. Pôde-se perceber que o tema drogas ainda se pauta na polaridade bem e mal, caracterizado mais como uma ameaça que um problema social. Capacitar-se exige disposição e é um processo de (re)aprender habilidades, conceitos e conhecimentos que se relacionem de forma afetiva, crítica e técnica no atendimento aos usuários.

Palavras-chave : Drogas; Políticas Públicas; Construtivismo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License