SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número3Viagens pelos caminhos do sertão: construção compartilhada de conhecimento sobre temática álcool e outras drogasProcessos formativos em álcool e outras drogas para trabalhadores da rede pública do município de São Paulo: a experiência do CRR-DIMESAD-UNIFESP índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

GALLASSI, Andrea Donatti; SOUZA, Camila Isabel Cruz  e  SILVA, Maria de Nazareth Rodrigues Malcher de Oliveira. O debate sobre álcool, crack e outras drogas na formação universitária e o papel dos profissionais da rede intersetorial em uma ação de educação em saúde. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2016, vol.11, n.3, pp. 623-636. ISSN 1809-8908.

INTRODUÇÃO: O processo histórico das políticas públicas em saúde promoveu um avanço na forma de produzir o cuidado e como consequência a necessidade de associação entre ensino, pesquisa e extensão, requerendo novos investimentos formativos em temas contemporâneos, como a educação permanente sobre drogas e suas vulnerabilidades associadas. OBJETIVO: Apresentar o projeto de extensão Roda de Debate sobre Drogas e Vulnerabilidades Associadas como uma ação de educação permanente para o fortalecimento da interação de atores intersetoriais e a comunidade acadêmica. MÉTODO: Estudo do tipo misto sequencial utilizando dados quantitativos e qualitativos, realizado por meio da aplicação de questionários e entrevistas. Os dados quantitativos foram analisados utilizando o software SPSS e os dados qualitativos a análise de conteúdo categorial. Resultados e Discussão: Os resultados mostraram um espaço relevante de educação permanente aos profissionais e mudanças importantes na percepção dos participantes sobre o tema drogas. Observa-se a necessidade de ampliar e qualificar a extensão universitária oferecendo alternativas de aprendizado, especialmente sobre temas permeados por mitos e pouco abordados nos currículos dos cursos de graduação.

Palavras-chave : Extensão universitária; Álcool e outras drogas; Educação permanente.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License