SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número3O debate sobre álcool, crack e outras drogas na formação universitária e o papel dos profissionais da rede intersetorial em uma ação de educação em saúde"Escuta no pátio": cuidado e vínculo como práticas de redução de danos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

MATTA, Alessandra Nagamine Bonadio et al. Processos formativos em álcool e outras drogas para trabalhadores da rede pública do município de São Paulo: a experiência do CRR-DIMESAD-UNIFESP. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2016, vol.11, n.3, pp. 637-649. ISSN 1809-8908.

Este artigo descreve a experiência de implementação e avaliação de cursos de capacitação sobre a temática do álcool e outras drogas para profissionais da rede pública do município de São Paulo, organizados pelo CRR-DIMESAD-UNIFESP, apoiados por edital da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas. A partir de metodologia mista de pesquisa, envolvendo abordagem qualitativa e quantitativa, são descritos os desafios metodológicos enfrentados na primeira edição dos cursos e a trajetória de mudanças que culminou na reestruturação dos cursos em módulos temáticos, a partir da avaliação dos processos formativos vigentes em 2014 e do diálogo com as secretarias parceiras, acerca das demandas dos profissionais. A reestruturação, em curso desde meados de 2016, pautou-se ainda nos pressupostos ético-políticos do paradigma da Educação Permanente, enfatizando o processo ensino-aprendizagem em sua dimensão emancipatória e política.

Palavras-chave : Educação permanente; Capacitação; Álcool e outras drogas; Equipes multiprofissionais; Processos formativos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License