SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número3"Escuta no pátio": cuidado e vínculo como práticas de redução de danosO Centro Regional de Referência em Políticas sobre Drogas da Universidade Federal de São João del-Rei e a Metodologia de Formação Ativa como ferramenta de ensino e aprendizagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisas e Práticas Psicossociais

versão On-line ISSN 1809-8908

Resumo

COSTA, Pedro Henrique Antunes da et al. O Ecomapa como ferramenta na formação para o trabalho em rede no campo de álcool e outras drogas. Pesqui. prát. psicossociais [online]. 2016, vol.11, n.3, pp. 669-681. ISSN 1809-8908.

O presente artigo visa demonstrar o potencial do Ecomapa como ferramenta/instrumento no processo de formação para o trabalho em rede sobre a temática do uso de drogas. A partir disso, será apresentado um relato de experiência sobre a utilização do Ecomapa em um processo formativo para profissionais da saúde, assistência social e educação, como instrumento de identificação, mapeamento da rede de atenção aos usuários de drogas e fortalecimento do trabalho. Dessa forma, aponta-se o método e os resultados do uso do Ecomapa na formação do trabalho em rede na área de álcool e outras drogas, podendo ser utilizado não somente na prevenção e tratamento, possibilitando reflexões e uma formação contextualizada para o fortalecimento da articulação entre os serviços, integralidade do cuidado e trabalho em rede.

Palavras-chave : Ecomapa; educação permanente; drogas; redes; relato de experiência.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License